O "fazer em casa" na minha vida real

Quem me segue no mundo da tatas, sabe que há muito procuro uma vida mais saudável.

Com essa busca veio inevitavelmente a necessidade de fazer coisas em casa já que era a única forma de controlar os ingredientes usados...

Encontra estas fotos em https://pixabay.com/

...aliada a uma curiosidade em aprender coisas novas e uma infindável fonte de informação que é a internet, o resultado foi desastroso...uma pressão que colocava em mim aliada a uma profissão que me consome tempo e o espírito.

Quando os sintomas se agravaram e a endometriose me obrigou a abrandar tive também o tempo para repensar a minha forma de vida.

Com esta doença tive necessidade de acelerar ainda mais o passo para uma vida saudável e sem químicos, mas o caminho que estava a seguir não era compatível com a minha vida real.

Encontra estas fotos em https://pixabay.com/
E como abdicar de produtos naturais estava fora de questão, foi necessário encontrar o equilíbrio...aliás como em tudo na vida.

Parar foi o passo essencial e quando nos damos tempo para pensar, todos os problemas têm uma solução.

Deixo-vos as minhas dicas e se quiserem partilhar como integram o DIY na vossa vida estejam à vontade :)

a) comprar produtos locais e biológicos e sim, são mais caros, mas cortando em outros produtos alimentares é muito fácil compensar

b) fazer apenas porque me apetece e me dá prazer - p.e. fazer as minhas conservas

c) seleccionar criteriosamente o que quero fazer em casa, sendo que para mim o factor principal foi tempo - tem de ser algo periódico (p.e. o detergente da roupa faço de 2 em 2 meses) e que demore menos de 30 minutos a preparar

d) se não conseguir encontrar alternativas de compra então fazer em casa. Acontece-me isso com a pintura do cabelo. Como não quero usar tintas comerciais, a alternativa foi pintar em casa.

e) se quero comer sem aditivos então tenho de fazer em casa - p.e não compro refeições preparadas, faço os hambúrgueres em casa e escolho a carne que uso, não uso saladas pré-lavadas pois são usados químicos para o fazer, etc

Sei que à primeira vista pode parecer muito radical ou quase obsessivo, mas acreditem que não. São apenas escolhas e se queremos ter comando na nossa vida, então temos que nos focar naquilo que efectivamente temos capacidade de influenciar...ou estaremos a desperdiçar energia  :)

E sim...de vez em quando também faço asneiras...a minha tentação são as francesinhas ;)

Boa semana


5 comentários:

  1. Continuo a dizer que não há maneiras certas nem erradas de fazer as coisas...
    Há é aquela que melhor se adequa a nós ;))

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ana! Já era sua seguidora (um pouco silenciosa, mas ainda assim!) do Mundo da Tatas, e aprendi a gostar deste espaço aqui também. Uma dúvida: como você faz para higienizar as folhas das saladas sem utilizar químicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Poliana, prazer em "ouvi-la" :)
      Bom, na verdade eu lavo os meus legumes apenas com água (2 a 3 passagens) pois tenho a sorte de a grande maioria deles vir da horta da minha mãe.
      Mas uma boa alternativa a químicos é o vinagre ou sumo de limão (4 colheres de sopa por cada litro de água) e deixar cerca de 30 minutos.
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar