Acompanhamentos para quem não tem tempo ou lhe falta imaginação #2

Já vos tinha aqui falado sobre algumas opções de acompanhamentos, para variar em relação às massas e arrozes e apresentei-vos algumas opções, quase todas elas sem glúten.

Mas para quem não tem restrições ou intolerância ao glúten, existem ainda outras opções de acompanhamentos.
Algumas delas comecei a usá-las há uns bons anos quando comecei a experimentar comida vegetariana.



A primeira que experimentei foi o couscous. Às vezes digo que faço amiúde e o comentário é sempre o mesmo: "não sei fazer"... "nunca fica de jeito..."

Ora o couscous deve ser dos acompanhamentos mais rápidos e simples de preparar e não tem nada que enganar:

Num recipiente/tigela de vidro, ou outro que possa ir ao micro-ondas (se não tiver micro-ondas, basta aquecer água no fogão ou num jarro eléctrico) aquecer a água já com umas pedras de sal a gosto.
Eu faço a olhómetro, mas creio que numa tigela média costumo pôr água no fundo que não exceda a grossura de um dedo (dose para 4 pessoas). Depois da água bem quente, usar as especiarias que se apreciar (eu uso pimenta preta ou açafrão) despeja-se o couscous até este ensopar a água e ficar sensivelmente da mesma altura da água.
Coloca-se 1 fio de azeite, ou margarina líquida, ou óleo de côco (ou outra gordura que preferir) e revolver um pouco com um garfo, de forma a que todos os grãos apanhem a água.

Deixar repousar por 3 a 5 minutos e volta-se a revolver tudo com um garfo. É importante que use um garfo, porque assim é que se garante que o couscous fica mais solto. E está feito!

A minha combinação preferida costuma ser couscous com açafrão e sultanas, mas também gosto da combinação de salsa picada com queijo mozarella fresca cortado em pedacinhos pequeninos.

Outra opção que uso muito é o bulgur, que é feito a partir de trigo partido, e consiste em grãos maiores que os do couscous. Este implica cozedura ao fogão na proporção de 1 medida de bulgur para 2 medidas de água. Como eu gosto dele macio, costumo pôr 2 medidas e meia e cozinho durante cerca de 15 a 20 minutos em lume médio. Pode ser comido apenas cozido simples, mas por vezes costumo ripar cenoura ou beterraba para lhe dar outro sabor.

A quinoa é outra possibilidade. Além de ser mais cara, cá em casa não é tão apreciada pelos outros elementos da família. A forma mais simples de a cozinhar é pôr 2 medidas de água por uma de quinoa num tacho e deixar ferver bem. Depois é adicionar a quinoa e cozinhar durante 5 minutos em lume médio. Deixa-se repousar durante 5 a 10 minutos e depois é só revolver com um garfo para ela ficar fofa e solta.

Ainda existe a opção do millet, ou milho painço que também é feito a partir do trigo e confunde-se facilmente com o couscous, mas implica cozedura similar à do bulgur. Confesso que entre os dois prefiro o couscous, não só por ser mais rápido de confeccionar, mas porque o grão fica mais rijo, como eu gosto.

Aí desse lado, também costumam usar estas opções?

São simples, como eu gosto!


4 comentários:

  1. Uso todas Naná! A que vai mais à mesa é o couscous. Faço-o de várias maneiras, mas tenho duas preferidas: o tabouleh (adoro!!! sou capaz de devorar tigelas inteiras!) e esta que aprendi há uns valentes anos: numa frigideira colocas um fio de azeite, o suficiente para amaciar uma cebola roxa picada, quando sentes que a cebola está no ponto mistura-lhe uma colher de café de cominhos moídos, uma de coentros moídos e meia de canela. Temperas com um pouco de sal e pimenta preta moída no momento. Misturas no couscous ainda por hidratar, depois hidrata-o como de costume. É uma delícia para o meu palato ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu faço, misturo as especiarias antes de hidratar ;)

      Eliminar
  2. só uma adenda... o millet não é trigo, é um cereal diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é verdade, tens razão! o millet é milho painço ;)

      Eliminar