Delegar tarefas




Acredito que na grande maioria dos lares, a sua gestão/organização esteja a cargo da mulher.
Não quer isto dizer que todas as tarefas sejam (nem devem) ser executadas pela mulher.

Bem sei que existem muitas estruturas de famílias diferentes, aqui vou falar sobre aquela que é a minha realidade - um casal com filhos, no meu caso, uma filha única, já adolescente.

Se encararmos a nossa família, o nosso lar, como uma empresa, todos temos de trabalhar em prol de. Todos temos direitos e temos obrigações.

A partir de que idade se deve levar as crianças a colaborar nas tarefas domésticas?
Eu diria que a tarefa de "pôr a mesa" foi atribuída à Matilde quando ela tinha uns 7 ou 8 anos. É tarefa dela. De há uns 2/3 anos para cá, também lhe foi atribuída a tarefa de tirar (e arrumar) a loiça da máquina, que digamos, é uma das tarefas com que eu menos simpatizo...

Sou eu que organizo as roupas para lavar.
Sou eu que (quase) todas as manhãs estendo a roupa. Aproveito que vou à rua e dou comida aos cães cá de casa.

Ao fim do dia é tarefa do marido apanhar a roupa.
E de voltar a alimentar os 4 patas.
Também é dele a tarefa "lixos".

Quem faz o jantar?
O que primeiro chega a casa..
Geralmente fica a cargo do "outro" o arrumar a cozinha.

Quando saio de casa de manhã gosto de deixar tudo arrumado...
Muitas vezes a saída da sala e ida para a cama à noite, já é feita com um olho aberto e outro fechado, e há sempre coisas que ficam desarrumadas. A filha já "aprendeu" a olhar de manhã e ver se é preciso arrumar as mantas do sofá, ou se ficou alguma coisa pelo chão.

Sou eu que geralmente faço as compras "da semana", mas quando acaba algo antes do previsto e é preciso ir ao supermercado a meio da semana, regra geral é ao marido que calha.

Podia dar dezenas de exemplos.
Embora não me caiba a mim a realização de todas as tarefas domésticas, foi por mim que passou a atribuição de tarefas a cada um, foi também de mim que partiu o "ensinamento" de ver o que há para fazer.

Mais do que pedir ajuda, devemos pedir partilha de responsabilidades.
E fica tudo mais Simples.





5 comentários:

  1. Nós lá em casa tentamos sempre ajudar-nos com as tarefas, acaba por ser mais simples e não há discussão! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Também passo pela casa antes de sair para ver o que está fora de ordem na sala ;) Ajeitar almofadas, dobrar mantas, arrumar os comandos. Gosto de chegar a casa e estar tudo "alinhado" :)

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também se delegam tarefas e facilita muito, e mais que delegar é como dizes Maria é atribuir responsabilidade.

    ResponderEliminar
  4. A malta fica chocada comigo quando digo que sou eu que faço quase tudo cá em casa sem me importar e até achar justo. Mas acho. Ele tem um emprego que lhe ocupa cerca de 12 horas por dia, com uma única folga por semana. Eu trabalho 4 horas fora e estou responsável pelos miúdos. E ainda assim acho que ajuda bastante, na casa tb. Nas suas horas livres é ele que cuida da gata (comida, água, areia, etc), é ele quem dá banho aos miúdos, muda a fralda do mais pequeno, é ele que se levanta primeiro se o pequeno chama à noite, faz as "compras de urgência" quando assim é preciso, enfim... no fundo ele faz muito. Não lava roupa, nem loiça, nem varre, nem limpa o pó. Não cozinha, não faz a cama... mas é um pai presente que faz tudo aos miúdos e visto eu passar tanto tempo com eles, também me sabe bem tratar das outras tarefas enquanto ele se dedica a eles. Acho que o mais importante, é todos estarmos satisfeitos. Ah, e a pequena de 5 anos tb já faz a cama dela e a do mano que é mais pequenino... e ajuda com algumas tarefas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fico nada chocada, aliás tb já estive nessa situação, em que não tinha emprego fora de casa, e nessa altura, praticamente tudo era feito por mim, para que nos momentos em que estávamos os 3 juntos, pudéssemos realmente gozar a companhia uns dos outros.
      Neste momento é diferente, trabalhamos os dois fora de casa, e a filha já é crescida.
      Não há duas famílias iguais.
      Não há maneiras certas ou erradas de fazer as coisas, existem é "aquelas" que melhor se encaixam no nosso dia-a-dia.

      Eliminar