Kefir de leite – Parte 2 - POST CONVIDADO




No seguinte da participação anterior, e a pedido da Maria, deixo-vos uma breve explicação em relação à obtenção dos grãos e “preparação” do Kefir.
Em relação à obtenção, os grãos podem obter-se através de doação. Os grãos vão aumentando a cada nova preparação e assim vão-se podendo retirar alguns e ir doando a novos adotantes. No meu caso, desde que recebi os meus, já doei a 8 pessoas e já posso doar novamente!


Falando agora da preparação, necessitamos para colocar os grãos a fermentar, de um recipiente de vidro, um guardanapo de papel e um elástico. Para coar e manusear os grãos, um coador e uma colher de plástico.



A quantidade de leite é proporcional à quantidade de grãos. Para ½ litro de leite é necessário o equivalente a uma colher de sopa de grãos de Kefir.
O leite a utilizar deve ser, preferencialmente, leite do dia à temperatura ambiente e com lactose porque é esta que alimenta e faz aumentar os grãos. Posso dizer-vos que também faço com leite UHT e por vezes acabado de sair do frigorifico e sempre correu tudo como o normal.
Os grãos são colocados no leite e o recipiente tapado com o guardanapo de papel preso com o elástico e ficam a fermentar por 12, 24 ou 48 horas. Quando mais horas mais ácido fica o “iogurte”. O tempo de fermentação também é influenciado pela temperatura ambiente porque quando mais alta estiver a temperatura ambiente mais rápido fermenta. Deve deixar-se o frasco em sitio escuro e fresco, como por exemplo a despensa


Após a fermentação, procede-se à separação dos grãos de Kefir, do “iogurte” obtido, colocando no coador e auxiliando, delicadamente, com a colher. Quando estiverem separados, os grãos voltam para o frasco e adiciona-se o leite para a nova preparação e o “iogurte” obtido vai em copinhos ou taças para o frigorífico. 


Podem consumir natural, adoçar com mel ou compota de fruta, ou juntar fruta cozida ou ralada. Cá por casa eu gosto natural a meio da manhã ou da tarde e a filhota come ao pequeno almoço com flocos de aveia.
Deixem-me dizer-vos que muito do que tenho aprendido é com as pesquisas que faço na internet porque o Kefir é ainda muito desconhecido. A nutricionista da minha filha, por exemplo, pensava que se comprava no supermercado!



 Lucília – Sou leitora e seguidora do “Simplifica”




***
O post de hoje estava programado ser também sobre "alternativas" alimentares mas, tal como eu, houve quem ficasse a querer saber mais sobre o kefir, e a Lucília explica-nos mais um pouco daquilo que é a sua experiência.
Aqui encontrei também mais algumas informações
O meu, fica para a próxima semana...


Também tu tens dicas que queiras partilhar?
aqui como.  


5 comentários:

  1. Excelente Lucília :) Adorei o post e fiquei ainda mais curiosa sobre este processo que já investigava há uns tempos! :)
    Acho que vou procurar aqui no Porto quem pode doar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada mais uma vez pela honra de ver um post, meu, publicado. Obrigada, Maria por me teres "cedido" a tua vez ;)
      Ana, se estivesses mais perto eu doava com muito gosto.
      Beijocas para vocês e para todas as leitoras e seguidoras.

      Eliminar
    2. Ana, eu tenho para doar. É só combinar um encontro no Porto!

      Eliminar
    3. Maria José, aceito sim!! Muito obrigado!! :)
      Pode escrever-me para nos encontrarmos?
      Beijinhos

      Eliminar