Escolhas alimentares




Há cerca de três anos decidi deixar de beber leite de vaca.
Depois de ler sobre o assunto, achei que algum do meu desconforto intestinal podia ser provocado pelo leite de vaca.
Experimentei alguns leites vegetais diferentes, e enquanto de alguns gosto muito, outros não gosto mesmo nada, como é o caso do de soja - não o consigo mesmo beber, o de amêndoa acho demasiado doce, e o de arroz foi desde sempre o meu preferido

imagem daqui

Mas, nem sempre tomo o pequeno-almoço em casa, e na altura a minha escolha na hora de comer fora, recaía sempre na meia de leite e na torrada.
Retrocedi. 
Achei que não fazia sentido em casa beber leite vegetal, e sempre que comia fora acabava por beber leite "normal". Para mim não havia alternativa à habitual meia de leite...

Passou-se quase um ano para que altera-se de vez esse meu pensamento.
Cada vez tomo mais o pequeno-almoço em casa, e mesmo em casa a escolha recai muitas vezes num sumo de laranja natural ou num chá, de preferência preto.

Nem sempre é fácil abandonar hábitos de sempre, nem fazer escolhas alimentares diferentes daquelas que desde sempre nos pareceram as correctas.

Não indo atrás das dietas da moda (que volta não volta aparece uma nova), devemos aprender a escutar o nosso corpo, no meu caso, foi o desconforto intestinal que sentia que me levou a procurar informação sobre as causas, e que me levou à causa possível, o leite. Mudei o leite na minha alimentação e tive melhoras significativas - falta-me a coragem de deixar de comer pão, que é responsável pelo desconforto restante... Mas não tenho. Gosto demasiado de pão. 

Entretanto, depois dos post`s da semana passada da Lucília, decidi pesquisar mais sobre o Kefir.
O Kefir é feito com leite de vaca, mas ao fermentar "come" a lactose e transforma-o numa espécie de iogurte. A lactose é aquilo que me causava o desconforto intestinal...
Já tenho a minha muda de kefir, já comecei a fermentá-lo e consumi-o hoje pela primeira vez, num batido com aveia e frutos vermelhos.
Há-de haver certamente mais post´s que falem do kefir e dos seus benefícios.

Quem desse lado já experimentou?
Ficaste com vontade de experimentar depois dos post`s da Lucília? 
Procura no FB que existem grupos de doação de Kefir.

Escolhas alimentares, uma alteração de cada vez, em busca de mais saúde.
Simples, certo?

2 comentários:

  1. Adorei o teu post, Maria! Sou consumidora de café com leite e pão com manteiga, ao pequeno almoço e acho que é tão difícil mudar este hábito! Já tive a fase das papas de aveia, dos ovos mexidos, mas acabo sempre no mesmo. O kefir, para já, faz parte dos lanches. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Curioso que deixámos de beber leite mais ou menos ao mesmo tempo :)
    Nos meus pequenos almoços fora opto pelo carioca de limão duplo, já tentei a meia de leite novamente e ia morrendo de dores de barriga :(
    Estou à espera do meu kefir para testar :)

    ResponderEliminar