Supermercados - a escolha acertada




Tenho a sorte (?!?!) de viver e trabalhar perto de vários supermercados.

Não é anormal passar pelo supermercado de manhã, depois de deixar a filha na escola e antes de ir trabalhar, ou mesmo na hora de almoço (bem pertinho tenho vários por onde escolher) para alguma compra pontual.

No caminho para casa, e já na minha terra, tenho 4 supermercados num raio pouco maior que 1 km, e está mais outro quase, quase a abrir... adiante o facto de eu achar que são supermercados a mais, a verdade é que a minha opção de escolha é maior. Aquele que abriu à cerca de 3/4 meses era por mim apelidado de preferido (lembrando a altura que morava noutro sítio, noutra fase da minha vida, e em que o meu cabaz de compras era diferente) e económico.

Não foi logo na sua abertura que transferi as minhas idas às compras para aí, mas nos últimos dois meses e meio a três meses, a grande maioria das minhas compras têm sido aí feitas. 
Quando chego à caixa fico normalmente com a sensação que gastei menos dinheiro, pois  a conta tem sido sempre inferior ao que era anteriormente noutro supermercado mas, à chegada a casa a percepção é que não trouxe tudo o que queria e/ou precisava.. A meio da semana geralmente é necessário reabastecer a fruteira, e vem sempre mais alguma coisa que faz falta...

Sem intenção de querer fazer publicidade (positiva ou negativa) a nenhum deles, porque esta é apenas a minha opinião pessoal, resultante daquele que é o meu habitual cabaz de compras.

Em qualquer um dos dois supermercados onde na maioria das vezes recai a minha escolha, consigo associar o desconto em combustível, o que na gestão do orçamento familiar também é importante.

Mas, qual é então a escolha acertada em supermercados?
Aquele em que pagas menos?
Aquele que tem mais vezes descontos?
O que tem descontos directos ou em cartão (que te "obriga" a lá voltar)?
O que comercializa a maioria em marcas nacionais, ou que vende preferencialmente importado?

Qual a escolha acertada?

Depois de mais de dois meses a frequentar aquele que considerava o como meu preferido e mais económico, chego à conclusão que (para mim) a escolha acertada é aquele onde encontro todos os produtos do meu cabaz de compras, mesmo que fique com a sensação que pago mais...

Se calhar não pago mais, trago é mais produtos para casa

De que me serve "poupar" dinheiro se numa ida às compras não consigo comprar aquilo que me habituei a usar?

"Ah, podias comprar uns produtos num lado, e outros noutro..."
Podia, mas não tenho tempo para fazer o circuito das supermercados.

Faz sentido?
Como desse lado fazem a vossa gestão das compras?





4 comentários:

  1. Maria, concordo com você. Nem sempre a economia de dinheiro é a economia verdadeira. Também tenho optado pelo supermercado que me permite, em um só lugar, obter a maioria dos produtos de que preciso (os que não consigo adquirir na feira ou direto com o produtor), e de boa qualidade, ainda que pagando um pouco a mais. Graças a Deus que posso pagar por esse sobrepreço, pois me economiza muito tempo.

    ResponderEliminar
  2. Bem uns com tudo outros sem nada :) por aqui não tenho grande escolha de supermercados, desvantagens de viver no interior. Eu também prefiro aquele onde consigo comprar tudo o que preciso. Não ligo muito a marcas, por norma opto pelas marcas brancas. O que tento fazer é comprar em maior quantidade quando está em promoção. Fico sempre furiosa quando me acaba um produto e tenho que o comprar a preço normal. (refiro-me sobretudo a detergentes, champô, gel de banho) Nos produtos alimentares opto por experimentar os de marca branca, mas caso não goste compro pela preferência e não tanto pelo preço.

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente sinto que aquele que prefiro ir, que até é o que fica mais longe tendo eu uma série deles bem perto, está a ficar caro demais, mas lá encontro o que quero como dizes. No entanto o que temos feito e tem resultado muito bem, é ir a esse só uma ou duas vezes por mês, onde me abasteço das coisas que só encontro ai, e vou no dia a dia ou semanalmente ao supermercado aqui da rua. Notamos que poupamos mais e cm é o marido que costuma fazer estas compras mais simples e pequenas, não me provoca qq transtorno a nível de gerências de tempo.

    ResponderEliminar
  4. É sempre um tema pertinente. Eu ultimamente tenho optado pelo Pingo Doce pelos descontos diretos e pela proximidade.

    ResponderEliminar