Como cuidar dos utensílios de madeira da cozinha

Em casa, a minha mãe sempre usou tábuas de madeira na cozinha, aliás, em toda a minha vida conheci apenas duas e que ainda hoje são usadas.

Nunca apareceram pedaços na comida, nem ficámos com farpas nas mãos ou boca ou tivemos qualquer tipo de infecções.

Por isso, como a maioria de nós, quando fui viver para a minha casa comprei uma para a minha cozinha.

E até hoje a uso e não a troco por nada! No entanto, tenho de cuidar dela para que dure, no mínimo, metade do que durou a da minha mãe ;)

Ui, cuidar da tábua de madeira!? Isso dá muito trabalho!

Não, 1 minuto todos os meses e tábua fica como nova e durará uma vida (espero).

Ingredientes: óleo alimentar à escolha. Os meus favoritos são o azeite ou sésamo


Aplicar com a mão ou um pano para hidratar a madeira e já está. Deixar secar durante a noite para absorver bem e fica pronta para usar novamente.

Os resultados são imediatos, vejam o antes e o depois





 Ah! E já que estão com a mão na massa...quer dizer no óleo ;) não se esqueças das colheres e espátulas :) Elas agradecem e não racham!!


Simples :)


12 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa que nunca me lembrei de fazer!

    Tábuas tenho mas não de madeira, mas as colheres de pau... sou fã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho tudo de madeira :)
      Se fizeres isto as tuas colheres não vão estalar com o uso pois a madeira fica hidratada :)

      Eliminar
  2. Uau! Eu já fazia isso nas portas de madeira e em alguns móveis, mas nos utensílios da cozinha é que nunca me tinha passado pela cabeça!
    E dá para lavar com sabão, ou há outra dica para limpar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O principio é o mesmo Maria José, hidratar a madeira para durar mais tempo e não rachar :)
      Sim, lavar normalmente. Eu até coloco na máquina de lavar.

      Eliminar
  3. Que interessante, pena é que não tenho tábua de madeira nem colheres de pau. Quando vim para esta casa e comprei coisas novas, disseram-me que as de madeira era desaconselháveis... :(
    No entanto, fica o registo, quando for à minha mãe tenho de lhe dizer. :)
    Obrigada, Aninhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? :) Pois...
      Eu nestas coisas confesso que sou muito tradicionalista ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Mas que giro :) E fica mesmo bonita :)
    Obrigada pela dica Ana :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela dica minha querida. Não costumo fazê-lo mas vou fazer :)
    Beijinho enorme com muito carinho para ti**

    ResponderEliminar
  6. Ai que engraçado nunca tinha ouvido tal coisa, mas vou fazer sim.
    Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, vais ver que ficam logo mais bonitos e no longo prazo previne as rachadelas :)
      Beijinhos

      Eliminar