Preparação da roupa para engomadoria





É cada vez menos a roupa que engomo, mas aquela que precisa mesmo de ser engomada, ultimamente tenho optado por levá-la para a engomadoria  - o meu tempo livre vale mais que o valor que pago mensalmente.

Entre camisas e lençóis, vão também calças e t-shirts. 
A roupa de vestir, escura, habituei-me desde sempre a lavá-la, estendê-la e engomá-la do avesso.

Quando comecei a usar os serviços de engomadoria pedi que me fizessem o mesmo. Até aí não estranharam, custou-lhes foi a "aceitar" que eu não me importava (até preferia) que essa roupa viesse do avesso - quanto menos voltas a roupa levar, menos se volta a amachucar.
Outro "pormenor", ao mandar os meus cabides, a roupa quando chega a casa está pronta para ir para o roupeiro, sem mais mexidas extra a mudar de cabide.
O cesto para que a roupa dobrada venha direitinha, o saco para que a roupa não apanhe poeiras - no porta-bagagens, que por vezes fica de um dia para o outro, ou na engomadoria enquanto espera pela sua vez.

Há desse lado dicas extra?


4 comentários:

  1. A dica da roupa escura não percebi. Porquê a roupa escura? E depois não tem que a desdobrar para ficar do direito?
    Não tenho experiência desse serviço, quando estou aflita tenho uma senhora que me vem a casa fazer limpezas e tudo o que for preciso.
    Já experimentei o vinagre como "amaciador" e resultou. É mais fácil para engomar. O cheiro é que não desapareceu por completo, mas não incomoda. Hei-de experimentar limão, quando o meu limoeiro der muitos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria José
    A roupa escura se for lavada, estendida e engomada do avesso fica menos "russa".
    Não me incomoda que me venha do avesso e arrumo-a mesmo assim. Viro-a do direito somente quando a visto

    ResponderEliminar
  3. A dica da roupa escura não sabia. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, roupa escura sempre do avesso. Para secar (especialmente ao sol) e para passar! :)
    A pouca roupa que passo, muitas vezes uso a técnica do vapor - com a peça no cabide passo a caldeira com o vapor no máximo. Para blusas e camisolas é mais do que o suficiente (demora mais tempo o ferro ou a caldeira a aquecer do que a passar ;) )

    ResponderEliminar