Aprender a ler para melhor comer

Quando decidi enveredar pelo caminho da alimentação mais saudável, uma das dificuldades que senti foi "mas como é que eu sei se os produtos que estou a comprar têm muito açúcar/sal/gordura?".

No início, olhava para os rótulos e lia apenas os ingredientes porque olhava para a grelha de informação nutricional e sentia-me completamente ignorante porque simplesmente não entendia nada do que lá estava...

Com alguma informação passada pela minha nutricionista há já alguns anos, fui aprendendo a perceber o que significa.
Depois ao longo do tempo tenho lido mais alguns artigos sobre isso e assisti a alguns documentários bastante interessantes (este, este e este) que também me ajudaram a desmistificar a informação que vem contida nos rótulos dos produtos que compramos.

O facto de algumas marcas terem passado a usar códigos com cores também ajuda a perceber logo à primeira vista se o produto é "saudável" ou não. Um produto que tenha muitos símbolos a vermelho é capaz de ser um que devemos comer ocasionalmente e com muita moderação.



Porque hoje em dia, quase tudo o que comemos passa por algum tipo de manipulação industrial, com a excepção dos legumes e das frutas (o que nem sempre é 100% linear, mas também não sou dada a fundamentalismos).

Essencialmente, percebi que saber ler o que vem nos rótulos dos produtos que compro é importante, para que eu possa fazer melhores escolhas, escolhas mais saudáveis.

Permite-me decidir se quero comprar os iogurtes da marca X ou Y, ou decidir entre as bolachas W ou Z, por exemplo.

E os critérios pelos quais aprendi a determinar as minhas escolhas prendem-se essencialmente com a informação referente a:

- hidratos de carbono, mas na parte específica que se refere aos açúcares
- sódio (a quantidade de sal que contém)
- lípidos, na parte que diz respeito às gorduras saturadas

Aqui podemos ver dois exemplos onde há diferenças, de marcas para marca.





No que diz respeito à lista de ingredientes, aprendi que o primeiro a ser apresentado na lista é aquele que existe em maior quantidade no produto. E que produtos que têm muitos corantes e conservantes e aditivos alimentares apresentam na sua composição várias designações compostas por um E seguidas de 3 algarismos.

Por isso, por norma, opto por produtos que tenham menor quantidade de açúcar (acreditam que uma vez encontrei umas bolachas em que por cada 100gr continham 34gr de açúcar???!!), que tenham menor quantidade de sal e de gorduras saturadas.
Já deixei de comprar produtos por causa da informação que vem contida na tabela de informação nutricional, porque fiquei chocada com o que lá estava descrito.

Por isso, se eu quero comer melhor, tenho que aprender a escolher melhor e para isso foi necessário "aprender a ler" o que estou a comer.



3 comentários:

  1. Sem dúvida, ler os rótulos com toda a atenção é essencial para se comprar e comer melhor. Não custa nada fazê-lo, é uma questão de disciplina que acaba por tornar-se num gesto com bons resultados. É um bom hábito Naná ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia já o faço instintivamente quando pego num produto que nunca comprei ou num produto de uma marca que ainda não usei. :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar