Saberes e sabores

Em casa dos meus avós maternos, a minha mãe fazia todos os anos, por esta época, massa de pimentão caseira.

Habituei-me a ver a massa ser feita, no moinho de ferro que a minha mãe herdara da minha avó.

Achava aquilo sempre muito excitante e engraçado, porque implicava moer os pimentos da horta nesse moinho, e isso significava que eu tinha que dar à manivela.

Esta massa era feita não só para ter temperos para carne e peixe, mas principalmente para aproveitar a quantidade enorme de pimentos que a horta do meu avô produzia, evitando que se estragassem os que não conseguíamos consumir assados ou nos refogados e os que sobravam das ofertas a familiares e vizinhos.

O mais curioso é que a "receita" da massa de pimentão ficou gravada no meu subconsciente, adormecida bem lá nos baús das memórias da minha infância.

Durante quase uma década não houve massa de pimentão em casa dos meus avós, porque o meu avó faleceu tinha eu 8 anos e passados uns 8 anos, foi a vez da minha mãe partir...

Até ao dia em que numa conversa com uma amiga que adora cozinhar e é fã de produtos caseiros, da horta e tradicionais, eu lhe contava isto mesmo, que era um hábito fazer isto. Até lhe mostrei a "relíquia" do moinho, que eu guardava com carinho e estima.

Ora esta amiga não perdeu tempo e desafiou-me a ensinar-lhe através de demonstração.

Foi assim que eu e a minha querida amiga Antonieta passámos a fazer massa de pimentão uma vez por ano, para não só termos com que temperar os nossos cozinhados, como para oferecermos a amigos e familiares por altura do Natal, para ser uma prenda diferente.

Desde que o meu filho mais novo nasceu, esta "tradição" anual deixou de ser possível... por falta de tempo e pela distância geográfica que agora nos separa.

Mas há dias fui a casa dos meus primos... e havia pimentos enormes, lindos, cheirosos, pendurados dos pimenteiros e eu não pude resistir!

Trouxe comigo quantidade apenas para conseguir 3 ou 4 frascos.

E foi tão bom reviver esta tradição familiar e posteriormente, de amigas!

E aqui têm o registo fotográfico dos passos desta massa de pimentão caseira, feita à boa maneira antiga!

Lindo vermelho!

O velho moinho da minha avó

moer os pimentos e voltar a dar à manivela!

Ingredientes que adiciono ao enfrascar: dentes de alho, bolas de pimenta preta, folha de louro e azeite extra virgem

Produto final

Os pimentos, após serem moídos, são postos a escorrer de um dia para o outro, depois de terem sido polvilhados com uma mão cheia de sal grosso - ajuda a extrair a água da polpa naturalmente.

No dia seguinte, retira-se qualquer água que ainda se consiga e é só enfrascar em frascos limpos previamente e acrescentar outros ingredientes que vos agradem.

Cobrir com uma camada de azeite, para ajudar a preservar durante mais tempo.
Atenção para não encher muito, porque pode dar-se o caso de a massa ensopar o azeite e por alguma razão que desconheço, transborda.

Consumir a gosto!

Simples, não é?


5 comentários:

  1. Que máximo Naná! Eu tenho pimentos verdes, será que fará o mesmo efeito? O sal grosso fica com o pimento ralado de um dia para o outro certo?! Estou tentada a fazer!
    Beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio deve fazer o mesmo efeito. Estes vermelhos já foram verdes e ficam vermelhos depois de amadurecer.
      Sim, o sal grosso é misturado ao pimento já ralado. Tanto que quando se usa na comida temos que acautelar isso, para não adicionar mais sal à comida, porque corre-se o risco de ficar demasiado salgada.

      :)

      Eliminar
  2. Que boa ideia! Vou colocar na lista do experimentar! ;)

    ResponderEliminar