Pequenos passos




Todos sabemos que o açúcar em excesso faz mal.
Mas, a partir de quando é que é em excesso?
Eu diria que é todo aquele que nós temos a escolha de adicionar ou não...

Se há alimentos como a fruta que têm "açucares naturais", há depois uma variedade cada vez maior de alimentos que contêm açucares "escondidos" que só se os eliminarmos por completo da nossa alimentação os evitamos.

Mas. vou centrar-me naquilo que me levou a este post.

Café.
Não há dia que não beba 3 ou 4.
Aqueles que bebo em casa, de máquina (de cápsulas), já há alguns anos que o bebo sem açúcar. O passo seguinte foi começar a reduzir lentamente a quantidade de açúcar adicionado ao café que bebia na rua, mais forte, logo mais amargo. A maioria das vezes não colocava mais que meio pacote. Depois houve uma altura que me convenci que o adoçante era "menos mau" que o açucar, mas afinal de contas, o que era ainda "menos mau" era o adoçante de stevia...
Mas depois o café deixou de me saber bem. Não gosto do sabor dos adoçantes...
Para quê complicar? Se o café de casa eu bebia sem açúcar, porque não também o de fora de casa ?!?!
Só custaram os primeiros.
Há mais de um ano que todos os cafés são bebidos sem açúcar.

Se em muitos "cafés" existem cestos com os pacotes para o cliente se servir, há outros tantos em que costumam colocar o pacote de açucar no pires. Esses, eu tenho o hábito de os guardar na mala.


É quando faço limpeza à mala que me apercebo da quantidade de açúcar que podia ter ingerido, e que por opção não o fiz.
Sem falar nos dois pacotes que colocam à disposição para um chá, uma meia de leite, ou até mesmo um copo de sumo natural...

Pode ser com pequenos passos, com uma escolha de cada vez, mas depende de cada um(a) de nós melhorar a nossa alimentação, fazer escolhas mais saudáveis.


Simples, certo?









Sem comentários:

Enviar um comentário